Veja o comparativo em os produtos Nitacetal e Nitanyl

Escrito por Nitaplast Data: 2 de agosto de 2022

Conhecendo mais afundo os nossos produtos. Veja o comparativo entre os dois produtos que a Nitaplast comercializa.

TIRANDO DÚVIDAS

USINAGEM, CORTE E FURAÇÃO

A usinagem é um processo de desgaste mecânico que visa dar forma a uma peça a partir do material selecionado. Seja esse processo o serramento, aplainamento, torneamento, fresagem, furação ou brochamento, ocorrerá uma alta carga de atrito, deformação, geração e propagação de calor e, quanto maior a estabilidade dimensional do material, melhor a qualidade da peça final.

RESISTÊNCIA MECÂNICA A TRAÇÃO

Essa é uma das principais propriedades mecânicas quem deve ser avaliada para a seleção de um polímero que proporcione melhor desempenho na utilização como engrenagens e cremalheiras, por exemplo. Por imprimir rotação e torque para a transmissão de potência, ela está diretamente ligada ao desempenho e durabilidade desse tipo de componente.

RESISTÊNCIA QUÍMICA

Em muitas aplicações industriais é comum encontrar peças fabricadas a partir de polímeros que estejam em contato com óleos, graxas e gases. Dessa forma, a resistência química também é uma característica importante a ser avaliada, pois é ela que mantém inalteradas as propriedades desejadas quando essas peças são expostas aos ambientes químicos severos.

COMPARATIVOS

NITANYL

PA 6 - POLIAMIDA 6 - NYLON

USINAGEM, CORTE E FURAÇÃO

O PA 6 (Nylon) está entre os materiais recomendados para a fabricação de engrenagens, mancais e buchas. Embora apresente um ótimo desempenho, é o material com maior absorção de umidade quando comparado a outros polímeros para esse tipo de aplicação. Por esse motivo são necessários alguns cuidados nos processos de usinagem para se obter as medidas dentro das tolerâncias estabelecidas para os polímeros.

RESISTÊNCIA MECÂNICA A TRAÇÃO

Por estar entre os primeiros polímeros desenvolvidos, o PA 6 (Nylon) é o material mais encontrado no mercado brasileiro em aplicações que requeiram uma boa resistência à tração. É um material muito versátil e amplamente utilizado na indústria.

RESISTÊNCIA QUÍMICA

O PA 6 (Nylon) é um material que apresenta uma boa resistência química, entretanto, é atacado por alguns agentes químicos como alguns tipos de solventes orgânicos e também aos ácidos fortes. Tendo em vista que podem ocorrer alguns tipos de falhas como rupturas e alterações de coloração prejudicando o desempenho durante o uso, é recomendado uma comparação criteriosa desses elementos.

NITACETAL

POM - POLIOXIMETILENO

USINAGEM, CORTE E FURAÇÃO

Já o POM, por ter uma absorção de umidade bem inferior quando comparado ao PA 6, por exemplo, tem como principal característica uma excelente estabilidade dimensional, proporcionando: melhor usinabilidade, maior precisão nas medidas e melhor acabamento das peças. Em função da composição química desse material também pode ocorrer uma redução de tempo no processo de usinagem.

RESISTÊNCIA MECÂNICA A TRAÇÃO

Em função do POM apresentar uma resistência mecânica à tração relativamente superior ao PA 6, tornou-se um material também selecionado para aplicações que envolvem transmissão de potência. Por ser um material mais rígido, transmite e desloca o torque com maior eficiência.

RESISTÊNCIA QUÍMICA

Em aplicações que requeiram uma boa resistência química o POM se torna mais recomendado por ter maior resistência aos solventes orgânicos e até mesmo melhor resistência aos ácidos fortes dependendo da concentração. Dessa forma esse material contribuem para tornar o sistema mais confiável.

Deseja receber um orçamento? Cadastre-se abaixo:



    EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish