Nossos plásticos podem ser utilizados em diversos setores da indústria

Posted by: Nitaplast Post Date: 14 de dezembro de 2022

Existem diferentes tipos de materiais que integram os plásticos de engenharia, o que proporciona uma variabilidade de uso, tanto na produção de plásticos intermediários fornecidos à indústria em geral, como na fabricação de produtos finais para utilização em diversos segmentos.

Os plásticos de engenharia surgiram desafiando itens tradicionais, como o aço, em diversos tipos de aplicações e em quase todos os setores da indústria. A utilização desse tipo de material vai desde componentes para equipamentos de produção de semicondutores até peças técnicas em equipamentos pesados para processamento de alimentos.

Portanto, nota-se ser um tipo de plástico versátil e com características diversas.

 

A versatilidade de sua aplicação

Estes plásticos podem ser aplicados em peças que exigem um excelente desempenho em altas temperaturas ou em ocasiões nas quais seja preciso um grande esforço mecânico.

Por conta disso, podem ser amplamente utilizados nos mais diversos ramos da indústria, como a automobilística, e aeroespacial, a de eletroeletrônicos dentre outras que iremos mencionar ao longo deste artigo.

Esses materiais são utilizados em aplicações técnicas e constantemente aplicados em máquinas em forma de engrenagens, roldanas e polias, placas, vedações em geral, buchas, cabos e peças para motores de veículos.

Os principais setores da indústria para aplicação dos plásticos de engenharia da NITAPLAST

Os principais mercados da indústria para os plásticos de engenharia são:

  1. Indústria de alimentos;
  2. Indústria química;
  3. Petróleo e gás;
  4. Mineração;
  5. Segmento agrícola;
  6. Indústria automotiva;
  7. Indústria elétrica, eletrônica e de semicondutores.

 

Confira alguns produtos que a NITAPLAST recomenda, além de suas formas de utilidade:

Nitanyl – PA 6

Produzido a partir da Poliamida 6. É um produto que tem como características principais a resistência mecânica e ao impacto.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Engrenagens;
  2. Roldanas;
  3. Rodas;
  4. Roletes;
  5. Calços dentre outros componentes.

 

Nitacast – PA 6 G

Fabricado com base na polimerização da caprolactama, tem como características principais a resistência mecânica, química e contra a abrasão. É autolubrificante absorvendo bem as vibrações e aos impactos.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Sapatas;
  2. Calços para laminadoras;
  3. Roletes;
  4. Rodas;
  5. Roldanas;
  6. Polias e engrenagens.

Nitapro – PP

Produzido a partir do polipropileno (PP). É um produto de baixa densidade, usado em casos onde é necessária maior resistência química, podendo ser soldado e moldado.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Filtros;
  2. Válvulas;
  3. Conexões;
  4. Tanques;
  5. Cepos;
  6. Tanques.

Nitavin – PVC

Produzido com a resina de cloreto de polivinila (PVC), possui como principais atributos resistência a produtos químicos, baixa absorção de umidade e a vantagem de poder ser soldado, possibilitando a fabricação de tanques, conexões, válvula e equipamento para indústria química.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Conector com rosca;
  2. Flanges;
  3. Buchas;
  4. Buchas de redução.

Nitalen – PEAD

Produzidos com polietileno, são de grande utilização e fáceis de serem encontrados no mercado. Trata-se de um material muito versátil fabricado a partir do polietileno de alta densidade (PEAD), suas principais características são a atoxidade, baixo coeficiente de atrito, além de alta resistência química e a impactos. Uma referência na indicação para materiais que terão o contato com alimentos, componentes de máquinas, guias e perfis.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Peças e elementos para indústria alimentícia;
  2. Placas para cortes de alimentos;
  3. Utensílios para cozinhas industriais;
  4. Perfis e guias.

 

Nitaflon – PTFE

Produto a base de resina de politetrafluoretileno, onde suas principais características são a sua excelente performance e versatilidade (alta resistência química, elétrica a altas temperaturas). Proporciona uma ótima estabilidade e bom acabamento. Recomendado para indústrias químicas, celulose, petroquímicas.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

    1. Peças como buchas para flanges;
    2. Selos de vedação;
    3. Válvulas;
    4. Acoplamento.

Nitacetal – POM

Um produto criado a partir da resina acetálica, o Nitacetal tem em suas principais características a boa resistência mecânica, química e baixa absorção de umidade, proporcionando uma boa estabilidade dimensional. É recomendado para fabricação de componentes de máquinas, peças, entre outros.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Peças de acoplamento;
  2. Vedações;
  3. Engrenagens

 

Nitadur – UHMW

Sua produção é através do Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular. É uma matéria-prima em forma de pó, podendo ser somente prensada, resultando em boa tolerância ao desgaste (abrasão) e ao impacto. É muito utilizado na indústria química, alimentícia, farmacêutica e de mineração, em itens para sistema de envase, perfis, guias de desgaste, roletes para esteiras, roscas sem-fim, revestimentos, produtos médico-cirúrgicos e placas de desgaste.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Estrelas para sistemas de transporte;
  2. Guias e perfis;
  3. Guias com curvas;
  4. Estrelas.

 

Nitaprene – PU

Um produto criado a partir do poliuretano, este que é um plástico de engenharia que incorpora características de elastômeros com possibilidade de transformação, contendo uma grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formatação.

Dentre suas características podemos apontar a resistência à abrasão e boa estabilidade a impactos. Suas principais aplicações são revestimentos de rodas de paleteira manual e carros de transporte, cilindros, silos, calhas, raspadores de correias, molas de ferramentas de corte e repuxo.

Esse tipo pode ser utilizado na fabricação de produtos como:

  1. Elementos de acoplamento;
  2. Coxim de motor;
  3. Perfil;
  4. Rodízios especiais.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com os nossos consultores, solicite um orçamento e mais detalhes do que deseja.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo.