Os benefícios de PEAD na área alimentícia

Posted by: Nitaplast Post Date: 11 de janeiro de 2023

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) em nosso portfólio é encontrado com nome de Nitalen ®, suas principais características são a atoxidade, baixo coeficiente de atrito, além de alta resistência química e a impactos. Indicado para materiais que terão o contato com alimentos e por isso, altamente utilizado nesta indústria, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration).

É um produto que pode ser facilmente moldado, além de ser fácil de limpar. Isto porque, devido ao seu baixo coeficiente de atrito, os produtos em contato não se aderem a ele como em outros materiais. Por conta disso, seu uso tem sido recorrente em indústrias e comércio de alimentos.

Alguns exemplos são as placas de corte de carne, sem contar da eficiência na manipulação e armazenamento de alimentos, suportando baixas temperaturas, sem se tornar frágil nestas condições, preservando os equipamentos como mobiliários e facas.

O PEAD é fisiologicamente inofensivo e possui a cor branca natural, não possuindo tratamento anti-UV, e podendo ser usado em situações que mantenham contato direto com alimentos, tendo em vista que os plásticos com tratamento UV podem transferir substâncias tóxicas para o alimento e causar contaminação.

Outro ponto importante, é que os polietilenos possuem um ótimo índice de reciclabilidade. Os PEADs permitem a união através de fusão, sendo possível juntar duas peças através de solda.

Possui também uma característica de ser impermeável e baixa densidade em comparação com metais e outros materiais, sem deixar de ser leve e resistente.

A utilidade no dia a dia além da indústria alimentícia

O uso deste plástico de engenharia é bem diversificado levando em conta sua propriedade atóxica. Até por isso, pode ser usado em locais onde é feita a criação de animais, como em revestimento de tanques em pesqueiros ou até mesmo como cocho em fazendas.

O PEAD pode ser encontrado também em produtos do dia a dia, desde a produção agrícola, até em revestimento de caçambas para o transporte, áreas de descontaminação na logística reversa ou utensílios para restaurantes e cozinhas industriais.

Devido a sua versatilidade, ele pode ser facilmente transformado de acordo com a necessidade.

A utilidade para indústria alimentícia

Conforme mencionado acima, este é um material é usinável, ou seja, possui a capacidade de ser transformado em peças e objetos em geral. É um material fácil de soldar, característica que colabora ainda mais para que os mais diversos tipos de estruturas sejam fabricados a partir dele.

Destacamos também a utilidade em outros ramos industriais, como a aplicação para as embalagens em PEAD, que desempenham o armazenamento de produtos.

Esse tipo de aplicação é muito comum devido à alta capacidade de preservar a qualidade dos produtos.

Essas embalagens plásticas promovem:

  1. Capacidade de conservação de alimentos perecíveis;
  2. Praticidade e segurança no que o cliente está comprando, afinal, o plástico transparente oferece maior visibilidade, promovendo a escolha do produto;
  3. Capacidade higiênica contra proliferação de micro-organismos.

Essas qualidades são atributos que vem se provando constantemente e oferecendo mais facilidade para a vida das pessoas.

A resolução da ANVISA a respeito do uso dos plásticos na área alimentícia

Na resolução da diretoria colegiada – RDC nº 326, de 3 de dezembro de 2019 e na resolução n° 105, de 19 de maio de 1999, aplicam-se o regulamento técnico às embalagens e equipamentos destinados a entrar em contato com alimentos, matérias-primas para alimentos, águas minerais e de mesa, assim como as embalagens e equipamentos de uso doméstico, elaborados ou revestidos com material plástico.

Tais resoluções visam a necessidade de aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos visando a proteção à saúde da população, harmonizando a legislação nacional com os instrumentos do MERCOSUL relacionados à embalagens e equipamentos em contato com alimentos.

É importante ressaltar que é indispensável o estabelecimento de regulamentos técnicos sobre embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos e a NITAPLAST possui em seu portfólio materiais capazes de atender a todas as necessidades desse setor da indústria, sendo um dos nossos diferenciais, além de empregar no desenvolvimento dos produtos a mais alta técnica em busca da melhor qualidade.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com os nossos consultores, solicite um orçamento e mais detalhes do que deseja.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo.