Plásticos de engenharia: setores de atuação e aplicações.

Posted by: Nitaplast Post Date: 21 de dezembro de 2022

As aplicações dos plásticos de engenharia vêm se diversificando dentro dos ambientes industriais trazendo grandes avanços produtivos, no entanto, ainda há muito o que se aperfeiçoar neste segmento. Muitos investimentos estão sendo realizados em busca de resinas mais leves, com melhores propriedades mecânicas, térmicas e químicas, além da capacidade de serem processadas com maior facilidade.

Com o avanço das características dos plásticos de engenharia, de forma natural e progressiva eles vem substituindo materiais mais tradicionais como os metais nas mais diversas áreas.

Até mesmo em pautas relevantes onde a proteção ambiental é o grande foco, os plásticos industriais têm se destacado. A utilização de fontes renováveis na produção de plásticos, além de questões como polímeros não nocivos e o reaproveitamento de recursos o tornam um material cada vez mais desejável!

O objetivo deste artigo não é esgotar todas as possibilidades, mas sim, destacar a grande versatilidade desses materiais!

Acompanhe a seguir algumas das áreas de aplicação desses produtos.

Automobilístico

Um dos principais objetivos da aplicação dos plásticos na indústria automotiva é a redução do peso do veículo, baixo valor de custo, facilidade de produção de peças específicas, excelente desempenho e durabilidade, dentre outras vantagens.

Sem contar que o plástico de engenharia aplicado no setor automobilístico, por proporcionar uma boa redução do peso do veículo, consequentemente, gera uma economia de combustível e, principalmente, a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2).

Outras áreas atreladas também já são beneficiadas pelos polímeros, eles já estão presentes na produção de ferramentas e equipamentos de elevação de cargas.

Mecânica

Uma grande variedade de plásticos de engenharia é usada para aplicações mecânicas e componentes de máquinas industriais.

Tradicionalmente, o campo da engenharia mecânica é focado em ligas metálicas a fim de atingir alta resistência mecânica e precisão das peças. Todavia, tem sido comum a substituição desses materiais, sejam ferrosos ou não ferrosos, por plásticos de engenharia devido à sua ampla gama de vantagens.

Estes plásticos podem ser vistos como uma solução conveniente para componentes mecânicos como engrenagens, suportes, elementos deslizantes, espaçadores, componentes de válvulas e diversas outras aplicações.

Agrícola

O agronegócio tem utilizado os plásticos de engenharia com objetivo de aumentar a produtividade e eliminar processos que oneram o custo final do equipamento, possibilitando altos índices produtivos com menor carga hora/máquina e baixo custo.

Exemplo disso são os roletes para esteiras transportadoras, embuchamento de veículos de plantio e colheita, aplicações que aumentam a vida útil dos equipamentos reduzindo consideravelmente custos e tempo de manutenção.

Construção civil

A aplicação do plástico na construção civil tem como exemplo: sistemas de água e esgoto, forro e telhados, revestimentos, formas de concreto, calhas para distribuição de concreto eliminando a abrasão, dentre outros itens.

Hospitalar

Quando o assunto se volta a aplicações inovadoras, a indústria médico-hospitalar tem assumido um papel expressivo. Isso porque, os plásticos de engenharia garantem mais flexibilidade para a fabricação de dispositivos que não sofrem com corrosão e ainda assim são bem resistentes à ruptura.

Esses compostos podem ser vistos em:

  1. Tubulação e drenagem médica;
  2. Vedações de preenchimento por sopro;
  3. Instrumentação cirúrgica;
  4. Bandejas de esterilização.

Química

Na indústria química, os plásticos de engenharia podem ser utilizados na produção de agroquímicos, produtos farmacêuticos, dentre outros.

Para aplicações mais severas, os plásticos de engenharia também podem ser aditivados para que se obtenha um melhor desempenho, o retardante de chamas é um exemplo muito utilizado na indústria de galvanoplastia.

Lembrando que na indústria química, o risco de corrosão por agentes ou condições ambientais é menor com a utilização dos plásticos de engenharia.

Cosméticos

No setor dos cosméticos, as embalagens são acopladas a acessórios para envase e rotulagem dos produtos construídos a partir de plásticos de engenharia. Em sistemas de rotuladoras, tampadoras, cravadoras, pucks, inspetores, viradoras, roscas sem fim, estrelas posicionadoras, guias, curvas magnéticas, entre outros.

Papel e Celulose

Neste caso, ressaltamos que o uso do plástico de engenharia em válvulas plásticas é ideal para evitar a corrosão por meio de fluídos e gases.

Em algumas indústrias, o uso de fluidos corrosivos pode se tornar uma barreira caso os equipamentos utilizados não suportem o contato com essas substâncias. Dessa forma, os plásticos de engenharia são empregados em bombas centrífugas, bombas de lóbulos, válvulas e cabeçotes, chapas perfuradas e peneiras, discos pelotizadores, etc.

Bebidas

Na indústria de bebidas os plásticos são encontrados em diversos momentos como na rotulagem, paletização, limpeza, onde os regulamentos de higiene devem ser observados.

Sendo que qualquer ajuste que for preciso, os componentes devem suportar agentes de limpeza agressivos. Por isso, em um setor onde se exige um processamento rápido e em condições higiênicas e econômicas, necessita-se de polímeros de alto desempenho.

Mineração

Os plásticos de engenharia na área da mineração podem ser encontrados com propriedades mecânicas excelentes, resistentes aos impactos, boa resistência química e a abrasão.

Possui uma estabilidade em altas e baixas temperaturas, tendo também propriedades dielétricas e um baixo coeficiente de atrito.

Aplicado em placas de desgaste, revestimentos de silos, veículos de extração, shut de transferência, etc.

Calçados

A indústria dos calçados faz um uso intenso do plástico de engenharia para aplicação como cepos e bases para balancim, formas e moldes para montagem dos calçados e dispositivos para acabamento.

A NITAPLAST possui em seu portfólio materiais capazes de atender a todos esses setores da indústria, sendo esse um dos nossos diferenciais, além de empregar no desenvolvimento dos produtos a mais alta técnica e qualidade.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com os nossos consultores, solicite um orçamento e mais detalhes do que deseja.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo.