Qual a diferença entre Copolímero e Homopolímero?
Se você trabalha com plásticos ou iniciou agora nesse universo, com certeza já esbarrou nos termos “homopolímero” e “copolímero”. Ambos descrevem os tipos de moléculas e suas disposições ao longo de uma união que forma o plástico. Sendo assim, os plásticos homopolímero ou copolímero apresentarão algumas diferenças em suas propriedades finais, correspondendo a características mais ou menos acentuadas.
Para entender esses conceitos, é necessário primeiro entender o que é um polímero.
A palavra “polímero” vem da união de duas palavras gregas: “Polys” que significa muitos e “Meros” que significa partes.
Os polímeros são uma longa repetição de um ou mais tipos de moléculas (monômero) que quando unidas formam uma parte maior chamada macromolécula.
A classificação homopolímero ou copolímero se dá justamente pela quantidade de tipos de moléculas presentes em sua cadeia.
Sendo copolímero a repetição de um mesmo tipo de molécula ao longo dessa uma união.
E no caso do copolímero existe mais de um tipo de molécula em sua cadeia, podendo variar a forma com que se agrupam (bloco, alternado, aleatório e enxertado).
– O mundo dos plásticos pode se mostrar bem mais complexo do que imaginamos, mas não deixe de prosseguir. No conteúdo a seguir será possível visualizar de forma mais simples essas ligações!
No mundo dos plásticos/polímeros os nomes dos materiais sempre trazem dicas se sua composição, estrutura etc.
Para entender melhor, vamos começar pelo significado dos prefixos usados em cada termo:
- “homo” significa igual ou semelhante
- “co” significa simultâneo
Essa distinção básica é fundamental para compreender e memorizar as composições e propriedades dos polímeros, que podem variar significativamente com base na composição da cadeia molecular.
– Vamos explorar mais detalhadamente essas diferenças e como elas influenciam no desempenho dos materiais plásticos.
Homopolímero
Como o nome sugere, os homopolímeros são polímeros formados por um único tipo de monômero (molécula). Isso significa que toda a sua cadeia é composta repetidamente por unidades idênticas.
Para ilustrar melhor, observe a sequência das bolinhas. Sendo as bolinhas verdes os meros/moléculas do tipo “A”. As azuis os meros do tipo “B” e as vermelhas os meros do tipo “C”.
-A-A-A-A-A-A-A-A-
-B-B-B-B-B-B-B-B-
-C-C-C-C-C-C-C-C-
Copolímeros
Os copolímeros são polímeros que apresentam mais de um tipo diferente de mero/molécula na sua cadeia polimérica, que se alternam ou são distribuídos simultaneamente ao longo da cadeia. Isso resulta em estruturas mais complexas e variadas, como vemos a seguir.
Cadeia alternada: nessa formação os meros estão intercalados, de maneira alternada.
-A-B-A-B-A-B-A-B-A-B-
Cadeia em bloco ou blocado: os meros se dividem em blocos iguais. Ou seja, há um grupo de meros iguais, depois um outro grupo de outro mero e assim por diante.
-A-A-A-A-B-B-B-B-A-A-A-A-
Cadeia aleatória/randômica: não há uma sequência definida de disposição dos diferentes meros.
-A-B-B-A-B-A-A-B-A-B-
Grafitizado ou enxertado: nesse tipo de formação os meros estão dispostos em uma cadeia que recebe a inserção de outra cadeia. Ou seja, sobre a cadeia de um homopolímero liga-se covalentemente outra cadeia polimérica.
A diferença fundamental entre homopolímeros e copolímeros reside na diversidade dos monômeros presentes em suas estruturas. Essa diferença não só define suas propriedades físicas e químicas, mas também determina suas aplicações industriais e comerciais.
Propriedades:
Os homopolímeros geralmente têm níveis de cristalinidade mais elevados, resultando em propriedades mecânicas superiores a curto prazo, incluindo rigidez, resistência à tração, resistência ao impacto. Além disso, seu comportamento de fusão é mais uniforme durante o processamento industrial.
Por outro lado, a alternância de meros do copolímero permite ajustar as propriedades do material para combinar características de diferentes monômeros. E são amplamente utilizados em aplicações que exigem características específicas, como resistência térmica e resistência química.
Os copolímeros, também oferecem vantagens em estabilidade dimensional, menor atrito e menor desgaste. Garantindo assim, longevidade aos materiais.
Os homopolímeros apresentam uma temperatura de distorção térmica mais elevada devido à sua maior cristalinidade. Já os copolímeros apresentam temperaturas de uso contínuo mais elevadas devido à sua estabilidade superior a longo prazo.
A Nitaplast oferece suporte na hora de escolher entre esses materiais para qualquer aplicação específica, além de treinamento para toda a sua equipe. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite atendimento personalizado para a sua empresa.
Se você está curioso para saber mais sobre esses materiais e como são utilizados na indústria moderna, acompanhe o nosso blog!
— Do petróleo ao produto semiacabado: O processo de produção da poliamida 6
— Temperaturas de Trabalho para Polímeros
Guia de leitura:
— Site: uniplastico, acesso 25/07/2024.
O que são Homopolímeros e Copolímeros?
— Site: moldie, acesso 25/07/2024.
— Site: diferenciario, acesso 25/07/2024.
Diferença entre homopolímero e copolímero
— Canevarolo Jr., Sebastião V. – Ciência dos polímeros: um texto básico para
tecnólogos e engenheiros — São Paulo: Artliber Editora, 2002.