Vantagens do plástico sobre o metal

Posted by: Nitaplast Post Date: 1 de fevereiro de 2023

O uso do plástico em diversas áreas da indústria tem crescido nos últimos tempos, especialmente para substituir o metal.

Neste artigo preparamos um conteúdo para demonstrar todas as vantagens da substituição de metais por plástico de engenharia. Isto porque, apesar de pouco disseminado, os plásticos de engenharia são materiais considerados mais resistentes que outros tradicionalmente conhecidos, podendo, inclusive, serem utilizados para fabricação de peças que geralmente são feitas de metal.

As situações de aplicação desse material são inúmeras, sendo capazes de abranger as indústrias de automóveis, alimentícia, embalagens, móveis, eletroeletrônicos, marítimos, mineração, aeroespaciais, dentre outras.

Por isso, a fim de esclarecer ainda melhor essa questão, veja a seguir as vantagens do uso desse material em relação ao metal.

 

As principais vantagens dos plásticos de engenharia

A indústria tem utilizado esses plásticos de transformação em geral por serem muito versáteis, podendo ser moldados através de injeção, sopro, extrusão e, recentemente, até mesmo por meio da impressão 3D.

Diante disso, é possível observar que as aplicações dos plásticos de engenharia são bem diversificadas, passando desde componentes para equipamentos de produção de semicondutores até peças automobilísticas, ou até mesmo para o processamento de alimentos.

Os plásticos de engenharia oferecem excelente resistência mecânica, podendo em muitos casos substituir ligas metálicas populares como o aço, bronze, latão e afins, proporcionando uma boa vantagem produtiva e comercial, reduzindo o custo final das peças, projetos e diminuindo consideravelmente o peso do produto final.

Para ficar ainda mais claro, comparamos os plásticos de engenharia com os metais, tópico por tópico e destacando as seguintes vantagens:

Resistência à abrasão

As peças de plásticos de engenharia não necessitam de lubrificação, evitando o uso de graxas. Para as aplicações com poeira ou outros resíduos que podem desgastar os metais, o plástico mostra-se uma excelente escolha, uma vez que apresentam uma boa resistência ao desgaste.

Não são condutores elétricos

Esta é uma vantagem bem clara, o fato de o plástico não conduzir eletricidade proporciona segurança contra acidentes em ambientes domésticos ou até mesmo industriais.

Mais leve comparado ao metal

Outra vantagem muito clara, o plástico é muito mais leve do que o metal e, em quase toda produção industrial, o material mais leve oferece vantagem. Até por conta da logística, o transporte de materiais mais leves facilita os processos de carga e descarga da mercadoria.

Para o comércio, produtos mais leves ganham a preferência na escolha do consumidor que opta pelo item mais cômodo. Agora, ao falar da indústria automobilística, a percepção de mudança é ainda maior, afinal, isso significa redução do consumo de combustível.

Não enferruja

Este fenômeno é um dos maiores vilões das ligas metálicas. Logo, é outra vantagem clara sobre o metal, até porque, o plástico pode ser aplicado em peças submersas em água (até água salgada), sem abrir mão de uma excelente rigidez, resistência ao impacto e sem os riscos de corrosão.

Pigmentação facilitada

Uma das grandes facilidades do plástico é que pode ser pigmentado de acordo com a cor que o projeto ou reforma determina. A pigmentação do plástico é realizada em meio ao seu processo de produção.

Por outro lado, o processo de pintura do metal não é tão simples e a tintura não possui a mesma durabilidade, necessitando de manutenção de tempos em tempos por conta de o desgaste do metal ser muito mais rápido.

Diante do exposto, nota-se que as produções industriais com os plásticos de engenharia podem partir de brinquedos a peças para automóveis, indústria aeronáutica e hospitalar, ou seja, as possibilidades de aplicações são amplas, bem por isso vem conquistando ainda mais o reconhecimento de todo o potencial de inovação que o material proporciona.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre como os plásticos de engenharia podem ser utilizados, a NITAPLAST possui em seu portfólio materiais capazes de atender as necessidades da indústria, sendo esse um dos nossos diferenciais, além de empregar no desenvolvimento dos produtos a mais alta técnica e qualidade.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com os nossos consultores, solicite um orçamento e mais detalhes do que deseja.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo.